sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ainda na Psicanálise...

Então, gostaram do texto de ontem??
Era uma dúvida minha... e resolvi compartilhar o conhecimento adquirido com vcs...

Resolvi escrever sobre isso aqui pq na quarta eu fui fazer minha última entrevista pra escolher uma psicóloga. Calhou que era uma psicóloga/ psicanalista. Nem sabia qual era a diferença! Ela me explicou tudinho...
Acabei saindo de lá realmente com dúvidas se fazia terapia ou análise... pensei, pensei, pensei e pensei mais um pouquinho e resolvi ficar mesmo com a terapia. Já conheço como é e acho q faz mais meu estilo.

A analista me explicou q na terapia, o psicólogo percebe q vc tem um problema e te ajuda a achar a cura pra isso; e na psicanálise não existe cura, não existe problema... apenas procuramos nos entender, compreender nosso inconsciente. É um tratamento pra vida toda...

Vcs viram o filme Divã, com a Lilia Cabral? É muito bom! Vejam!
Nesse filme a personagem vai a um analista. Eles exageram um pouco no silêncio do analista (q só fala mesmo nos últimos segundos do filme), mas o lance da análise é mais ou menos por ai...
A analista me explicou q o divã serve para q os analisados não tomem ciência da presença do analisador, assim ficamos mais a vontade pra falar qq coisa... como se tivéssemos falando com nós mesmos... a gente não tem tabús e segredos pra nós mesmos, não é?!
Então, tb é por isso q eles são assim tão caladões... pq somos nós q nos ouvimos e meio q nos analisamos sozinhos... eles dão uma ajudinha de vez em qdo, "fazendo com que nos responsabilizemos pelo o q falamos" (palavras da analista). Tipo, as vezes a gente fala alguma coisa e eles repetem o q a gente falou pra ter certeza q a gente falou aquilo mesmo... e na maioria das vezes, a gente não quis dizer o q eles dizem q a gente disse. É MUITO CONFUSO!!!

Um exemplo: ela me explicou (muito resumidamente... imagino q deva ter uma teoria por trás disso) que na psicanálise não existe a palavra NÃO. Então num dado momento da nossa entrevista eu disse: "poxa, q bom q eu tô tomando um anti-depressivo fraquinho! Eu não queria mesmo ter a maior depressão do mundo..."
Daí ela virou e disse: "Então vc está me dizendo QUERIA ter a maior depressão do mundo? Vai pra casa e pensa nisso..."
[putz] Bolei!!!
NÃO FOI ISSO Q EU QUIS DIZER!!!! FOI O CONTRÁRIO!!!
Afffff...
Muito viagem!!!

Acho q eu ia ficar irritada com a mulher dizendo q eu disse coisas q eu não quis dizer!!!
Mas, enfim... tem muita gente q eu conheço q faz análise e q adora... Acho super legal... Inclusive, ainda não descartei a possibilidade de vir a fazer um dia.... mas por enquanto, vou com a terapia mesmo... Menos conflitos...

Ia escrever hoje sobre minha alimentação, mas acho q já escrevi muito... Amanhã conto como foi a semana...
Mil beijocas!

Nenhum comentário:

Seguidores

Visitantes


Contador de visitas

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO